20/02/2024 | notíciadengue
Por JESSICAALVES
Confira nesse artigo sobre dicas de prevenção da Dengue no Brasil feito especialmente para casa e condomínios. Agora, mais do que nunca precisamos redobrar o cuidado com o Aedes Aegypti.
Na última sexta-feira (16/02), o Ministério da Saúde registrou 555.583 casos prováveis e 94 mortes pela doença no Brasil. O mais preocupante é que 75% dos criadouros do mosquito Aedes aegypti estão dentro das residências. Isso significa que a luta contra a dengue também depende de você, morador ou síndico!
Para ajudar nessa batalha, reunimos dicas que ajudam na prevenção da dengue. Dessa forma, se você mora em casa ou em condomínio, seu espaço estará protegido.
Cuidados contra a dengue em casa
- Elimine toda e qualquer fonte de água parada, como vasos de plantas, calhas, pneus, garrafas e, entre outros itens que possam acumular água.
- Mantenha ralos, caixas d’água e tampas de vasos sanitários fechados.
- Cubra piscinas e tampe baldes que não estiverem em uso.
- Lave regularmente as vasilhas de água dos animais de estimação.
Cuidados contra a dengue em condomínios
- Reforce a comunicação com os moradores sobre a importância da prevenção.
- Divulgue informações sobre o combate à dengue em todo o condomínio, utilizando cartazes, comunicados nos elevadores e mensagem por WhatsApp. Você pode baixar nossos materiais gratuitos clicando aqui.
- Invista em medidas de controle do mosquito, buscando empresas de dedetização com larvicidas e inseticidas.
- Faça vistorias periódicas nas áreas comuns e mantenha a manutenção de ralos, calhas, caixa d’água em dia.
Repelente contra Dengue de longa duração
Segundo um artigo da Scielo, alguns repelentes podem ser colocados sobre a roupa para evitar contato direto com a pele, como o DEET e a Icaridina. O DEET é usado há décadas como repelente, mas há quem prefira indicar a Icaridina, porque além da longa duração, também é mais seguro para grávidas.
Em crianças de até 2 anos, grávidas também se beneficiam, é indicado o uso de mosquiteiras e telas com permetrina nas janelas, evitando o uso de produtos industriais por não haver testes nessa faixa de idade. Para todos os efeitos, é importante se informar no rótulo antes da aplicação do repelente.
Nota! Repelentes com concentração de Icaridina de 25% possuem mais eficácia, leia o rótulo para identificar a aplicação.
Você também pode plantar citronela para reduzir a aparição de mosquitos no ambiente. Estudo indicam que seu cultivo ajuda na prevenção dos mosquitos, incluindo os transmissores da dengue, sendo um repelente natural.
Sintomas e Tratamento - Em caso de suspeita de dengue o médico deverá ser consultado!
Fique atento aos sintomas
- Febre alta (acima de 38°C)
- Dor de cabeça
- Dores musculares e nas articulações
- Náuseas e vômitos
- Manchas vermelhas na pele
- Perda de apetite
- Prostração (fraqueza intensa)
Tratamento
- Procure um posto de saúde ou hospital imediatamente.
- Não se automedique.
- Beba bastante líquido para evitar a desidratação.
- O tratamento da dengue é feito com repouso, hidratação e medicações para aliviar os sintomas.
Chegou a hora de fazer a sua parte! Com essas dicas simples, podemos proteger nossas famílias, funcionários do condomínio e toda a comunidade.
Se você gostou dessa matéria, compartilhe com seus vizinhos e nas redes sociais.
-
Fontes:
CNN Brasil: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil-registra-mais-de-550-mil-casos-de-dengue-em-2024/#:~:text=O%20Minist%C3%A9rio%20da%20Sa%C3%BAde%20divulgou,94%20mortes%20confirmadas%20pela%20doen%C3%A7a
Dados do 3º LIRA (Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti) e do LIA (Levantamento de Índice Amostral) de 2023
Kweka, E. J., et al. (2017). "Repellent and insecticidal properties of citronella oil against Aedes aegypti and Anopheles gambiae mosquitoes." Journal of Vector Borne Diseases, 54(2), 147-153.
Govindarajan, M., et al. (2016). "Citronella oil as a mosquito repellent against Aedes aegypti and Culex quinquefasciatus." Parasitology Research, 1
https://www.scielo.br/j/rpp/a/8GcjwvRcC95wMQ8v6VQ8Vbr/
https://www.ibilce.unesp.br/#!/noticia/1071/o-uso-de-repelentes-pode-ajudar-a-evitar-dengue-e-zika-virus/
Gostou? Compartilhe